PERCEBEMOS DIARIAMENTE FENÔMENOS FÍSICOS EM NOSSO COTIDIANO, PORÉM NEM SEMPRE CONSEGUIMOS EXPLICÁ-LOS. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) APRESENTAM DIVERSAS MANEIRAS DE AUXÍLIO PARA ESTA PERCEPÇÃO, SENDO NECESSÁRIA SUA INSERÇÃO NO MEIO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ARDUÍNO SURGE COMO ALTERNATIVA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE FÍSICA, DIALOGANDO COM AS TIC E POSSIBILITANDO NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS. PARTINDO DESTA MOTIVAÇÃO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL QUE BUSCA APRESENTAR O CONCEITO DE QUEDA LIVRE DE UMA FORMA DINÂMICA E INOVADORA, TRAZENDO COMO ALTERNATIVA OS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, DANDO PRATICIDADE A UNS DOS EQUIPAMENTOS CONSTRUÍDOS NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/UEPB (COTA 2020/2021), QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER KITS EXPERIMENTAIS PARA FINS DIDÁTICOS SOB ATUAÇÃO EM ALGUNS CONCEITOS DE FÍSICA MECÂNICA, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUINO, E COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL PARA REALIZAR TRATAMENTO DE DADOS E PROJEÇÕES DE GRÁFICOS. EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE SE REPENSAR ALTERNATIVAS PARA AS ESCOLAS QUE NÃO POSSUEM UMA INFRAESTRUTURA ADEQUADA, PROPONDO ENTÃO AOS EDUCADORES NOVAS METODOLOGIAS QUE FUJAM DO CONCEITO TRADICIONAL DE ENSINO.