RESUMO
É PERCEPTÍVEL A INFLUENCIA DO CONTEXTO PANDÊMICO ATUAL DIRETAMENTE NO CONTEXTO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, VISTO A AMPLITUDE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ATUANTES EM UM CENÁRIO ATÍPICO DE (RE) INVENÇÕES E (RE) SIGNIFICAÇÕES VIVIDO NA EDUCAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA OPERACIONALIZAÇÃO DA REDE COLABORATIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE MANAUS. O REFERIDO ESTUDO SE ESTRUTURA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA REFLEXIVA E PROBLEMATIZADORA, PARTINDO DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA – HISTÓRICA E BIBLIOGRÁFICA. DESCREVEREMOS SOBRE PONTOS QUE TRATAM DA OPERACIONALIZAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE COLABORATIVA, OS ATOS DE COLABORAÇÃO NA CAMINHADA FORMATIVA E OS CENÁRIOS FORMATIVOS COLETIVOS E COLABORATIVOS: QUE ESPAÇOS SÃO ESSES? . OS RESULTADOS DESTE TRABALHO FICAM EXPRESSOS NAS REFLEXÕES REALIZADAS, CONFIGURANDO A ESTRUTURAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ORGANIZAÇÃO EM REDE COLABORATIVA ALINHAVANDO A REDE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Á REALIDADE E NECESSIDADES EDUCATIVAS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE PARA A EFETIVIDADE DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DA REDE COLABORATIVA DEVE-SE PERPASSAR PELA VISIBILIDADE E CONHECIMENTO DE TODO O GRUPO DE TRABALHO DA REDE REFERENTE A ESTRUTURA OPERACIONAL, CONCEITUAL E ORGANIZACIONAL EM SE ALINHAR OS FLUXOS, AS ARTICULAÇÕES E A BUSCA POR ALCANCE DE METAS E OBJETIVOS COM FOCOS EM SOLUÇÕES IDEALIZADAS E DESENVOLVIDAS A PARTIR DE UMA AVALIAÇÃO CONTÍNUA QUE RESULTE E RESIGNIFIQUE A PRÁTICA DO PROFESSOR, SUA VIVÊNCIA E AS EXPERIÊNCIAS, RESULTANDO TAMBÉM NA IMPORTÂNCIA DE UM ESPAÇO AONDE SE CONFIGURE A AÇÃO FORMATIVA COLABORATIVA E CONTINUADA, POTENCIALIZANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR E DE TODOS OS SUJEITOS PARTÍCIPES DO PROCESSO.