ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA ANÁLISE REFLEXIVA A CERCA DA TEMÁTICA TRABALHO DOCENTE. TRATA-SE DE ESTUDO BASEADO EM REVISÃO LITERÁRIA, ONDE DIALOGOU-SE COM OS SEGUINTES AUTORES: ARROYO (2000, 2011), BARRETTO (2010); DINIZ ET AL (2011), GATTI (2009, 2012), GATTI ET AL (2011), GHEDIN ET AL (2008), FREIRE (2011), IMBERNÓN (2009), LIBÂNEO (2010), AZZI (2012), PIMENTA (2012), PINTO (2011), TARDIF E LESSARD (2009), SAVIANI (2012), WEREBE (1997) ENTRE OUTROS. AS DISCUSSÕES ESTÃO INTEGRADAS EM DIVERSOS PONTOS NORTEADORES QUE ABORDAM QUESTÕES COMO: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CARREIRA E CONDIÇÃO DOCENTE, VALORIZAÇÃO E REMUNERAÇÃO, OS DESAFIOS, BEM COMO OS ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS DO TRABALHO DOCENTE. O CAMINHO METODOLÓGICO ANCOROU-SE NOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, UTILIZANDO A TÉCNICA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS QUE GARANTEM O PROTAGONISMO DOCENTE, QUE REALMENTE ATENDAM AS NECESSIDADES DOS PROFESSORES, VISANDO À GARANTIA DOS DIREITOS JÁ CONQUISTADOS, QUE PERMITAM E POSSIBILITEM NOVOS HORIZONTES À PROFISSÃO DOCENTE.