ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR EM QUE MEDIDA A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A PARTIR DO USO DE WEBQUESTS (TÉCNICA DE ESTUDO DESENVOLVIDA POR DODGE,1995), PODE PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL MÉDIO. AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O USO DAS WEBQUESTS, ELABORADAS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PODEM AUXILIAR O ALUNO NA COMPREENSÃO PROFUNDA DO QUE É ENSINADO, AJUDANDO-O A VINCULAR O CONHECIMENTO COM A REALIDADE, E LEVANDO-O A UM PENSAMENTO MAIS ELABORADO, AO PENSAMENTO REFLEXIVO, CONFORME DEWEY (1979) OU AO ESPÍRITO CIENTÍFICO, CONFORME BACHELARD (1996). TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ELABORADO A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA WEBQUEST PARA UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO (EM DESENVOLVIMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFESP). OS RESULTADOS (PRELIMINARES) IDENTIFICADOS NA REVISÃO DE LITERATURA CONFIRMAM QUE A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE ESTUDO WEBQUEST POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (PBL) AO PROMOVER UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, PROPORCIONA UM AMBIENTE DE ESTUDO COLABORATIVO E FACILITA A APRENDIZAGEM, FAVORECENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.