NESTE TRABALHO, ANALISAREMOS O SOFTWARE HAGÁQUÊ, DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). PARA ISSO, TOMAREMOS POR BASE UMA DAS CATEGORIAS ESTABELECIDAS POR GOMES (2008) EM SEU ARTIGO INTITULADO: “VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE”, EM QUE ELE ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE MATERIAL AUDIOVISUAL DENTRO DE QUATRO CATEGORIAS: CONTEÚDOS, ASPECTOS TÉCNICO-ESTÉTICOS, PROPOSTA PEDAGÓGICA E MATERIAL DE ACOMPANHAMENTO. DENTRO DOS CRITÉRIOS DA CATEGORIA CONTEÚDOS, POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, EXPOMOS O HAGÁQUÊ A UMA CRIANÇA DE SETE ANOS QUE ESTÁ EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E É INEXPERIENTE NO USO DO COMPUTADOR E DE SUAS FERRAMENTAS DIGITAIS. ESSE ESTUDANTE, NATIVO DIGITAL, CURSA O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE. ESTA É UMA PESQUISA PARTICIPANTE DE CARÁTER QUALITATIVO E QUANTITATIVO QUE IRÁ DESENVOLVER POR MEIO DE UM MÉTODO INDUTIVO AS SEGUINTES ETAPAS: I) APRESENTAR O GÊNERO HQ E SEUS ELEMENTOS TEXTUAIS; II) EXPOR O SOFTWARE PARA A CRIANÇA, INDICANDO COMO MEXER NO MESMO; III) DEIXAR O ESTUDANTE EXPERIMENTAR O PROGRAMA E CRIAR SUA HQ; IV) RESPONDER COM A CRIANÇA O FORMULÁRIO QUE AVALIA O SOFTWARE DE ACORDO COM OS ASPECTOS PROPOSTOS POR GOMES; V) ANALISAR OS RESULTADOS.