NESTE ARTIGO APRESENTAMOS PARTE DOS RESULTADOS QUE FORAM FRUTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO SEGUNDO AUTOR, DESENVOLVIDO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM COLABORAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS DEMAIS AUTORES. A PESQUISA TINHA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O AMBIENTE PRAXEOLÓGICO PARA O USO DA CALCULADORA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANÁLISE PRAXEOLÓGICA É UMA FERRAMENTA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) QUE ESTÁ INSERIDA NO SEIO DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA. A TAD PERMITE O ESTUDO DAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS POR MEIO DESSAS PRAXEOLOGIAS. EM NOSSO TRABALHO BUSCAMOS COMPREENDER AS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA O USO DA CALCULADORA, TENDO COMO CENÁRIO O LIVRO DIDÁTICO, ALÉM DISSO, VERIFICAMOS COMO A CALCULADORA É DESTACADA ENQUANTO RECURSO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A NOSSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, SENDO TIPIFICADA COMO ESTUDO EXPLORATÓRIO E DOCUMENTAL. DURANTE A ANÁLISE, PERCEBEMOS QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ATENDE EM PARTE OS DOCUMENTOS OFICIAIS, PORÉM, AO EXPLORAR AS PRAXEOLOGIAS, PERCEBEMOS QUE A QUANTIDADE DE QUESTÕES E ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS MATEMÁTICAS E DIDÁTICAS INSERIDAS NO LIVRO NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTIMULAR A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA SALA DE AULA.