O SUICÍDIO AINDA É VISTO NA SOCIEDADE DE FORMA ESTIGMATIZANTE, O QUE PODE PROVOCAR JULGAMENTOS E EVITAÇÃO POR PARTE DA SOCIEDADE FRENTE ÀS PESSOAS QUE TENTAM OU PENSAM EM SUICÍDIO. DESSE MODO, ESTE ESTUDO BUSCOU ELUCIDAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES ACERCA DA PESSOA QUE SE SUICIDA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, REALIZADO COM 32 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, DO SEXO MASCULINO E DO SEXO FEMININO, COM IDADE MÉDIA DE 18,5 ANOS (DP = 1,05). ESTES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP) QUE CONTINHA O ESTÍMULO INDUTOR “PESSOA QUE SE SUICIDA” E A UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA. OS DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS FORAM PROCESSADOS NO PROGRAMA SPSS, JÁ OS DADOS ORIUNDOS DA TALP FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO SOFTWARE IRAMUTEQ, REALIZANDO-SE UMA ANÁLISE PROTOTÍPICA E OS DADOS DA ENTREVISTA FORAM SUBMETIDOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. AS ANÁLISES REVELARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DA PESSOA QUE SE SUICIDA SE ANCORAM, SOBRETUDO, NOS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR ESTA PESSOA E NAS RAZÕES QUE A LEVAM AO SUICÍDIO, DESTACANDO-SE COMO PROVÁVEIS ELEMENTOS CENTRAIS OS VOCÁBULOS: MORTE, DEPRESSÃO E TRISTEZA. OS RESULTADOS INDICARAM A PRESENÇA DE ELEMENTOS REPRESENTACIONAIS QUE SÃO PRÓPRIOS AO CONTEXTO DO GRUPO ESTUDADO, COMO O BULLYING, BEM COMO O PAPEL DE FERRAMENTA DIAGNÓSTICA QUE OS ESTUDOS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PODEM ASSUMIR NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.