O PENSAMENTO DE QUE A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA DIFÍCIL DE SER APRENDIDA E ENSINADA AINDA É BASTANTE PERPETUADO NAS SALAS DE AULA. E, QUANDO SE TRATA DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, ESSE QUADRO TORNA-SE AINDA MAIS DELICADO. DESSA FORMA, FORA DESENVOLVIDA, EM UMA ORIENTAÇÃO VINCULADA À DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV, UMA PESQUISA ACERCA DESSE TEMA, OBJETIVANDO COMPREENDER QUAIS OS POSSÍVEIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA QUE AUXILIAM O PROFESSOR A MINISTRAR AULAS PARA ALUNOS SURDOS. ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO FORA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM DOIS LIVROS E DUAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM REDE NACIONAL, ALÉM DE ALGUNS MATERIAIS DE APOIO, COMO SITES CONFIÁVEIS DISPOSTOS NA INTERNET. AS CONCLUSÕES OBTIDAS POR MEIO DESTE TRABALHO EVIDENCIAM QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA AUXILIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS, UMA VEZ QUE ESSES NECESSITAM PRINCIPALMENTE DE ASPECTOS VISUAIS PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO.