ESTE ESTUDO ABORDOU A PESQUISA DOCUMENTAL E A FORMA COMO É UTILIZADA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS REALIZADAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, FOCANDO ESPECIFICAMENTE PESQUISAS DE CUNHO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE. DESTA FORMA, OBJETIVOU-SE ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL QUE ADOTARAM A PESQUISA DOCUMENTAL PARA ABORDAR O TEMA EDUCAÇÃO E SAÚDE NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS IDENTIFICAR AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS ADOTADAS PELA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE CUNHO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, DE 2003 A 2010; APONTAR A NATUREZA PÚBLICA OU PRIVADA, BEM COMO A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, DAS INSTITUIÇÕES NAS QUAIS PREDOMINAM PESQUISAS CIENTÍFICAS DE CUNHO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO DE 2003 A 2010; DESTACAR AS FONTES PRIMÁRIAS E OS TEÓRICOS MAIS ADOTADOS NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS REALIZADOS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA NO PERÍODO DE 2003 A 2010. PARA ALCANÇAR TAL FINALIDADE A PESQUISA ADOTOU A ABORDAGEM QUALITATIVA E REALIZOU UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO BANCO DE TESES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) CONSIDERANDO O PERÍODO QUE ABRANGE 2003 A 2010. EM SEGUIDA, COTEJAMOS OS CONTEÚDOS DA PRODUÇÃO, DESTACANDO: OBJETO, TEMAS EMERGENTES, REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS. A ANÁLISE APONTOU PARA UM CRESCIMENTO SUTIL DE PESQUISAS QUE RELACIONAM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PAÍS, A PREDOMINÂNCIA DO ENFOQUE MARXISTA NESTAS E O USO METODOLÓGICO DA PESQUISA DOCUMENTAL.