O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TEXTO É OFERECER CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DE COMO EDUCADORES PODEM DESENVOLVER A EMPATIA, NO AMBIENTE EDUCACIONAL PRESENCIAL E REMOTO, COM APRENDENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO UNIVERSITÁRIO, TENDO COMO RESPALDO TEÓRICO E METODOLÓGICO PRINCIPAL A TEORIA DE M. HOFFMAN SOBRE A EMPATIA E OS ESTUDOS INTERVENTIVOS DESENVOLVIDOS POR L. GALVÃO E COLABORADORES. O TEXTO ENCONTRA-SE ORGANIZADO EM TRÊS PARTES: (1) ASPECTOS CONCEITUAIS; (2) ETAPAS DA INTERVENÇÃO; E (3) EXEMPLOS DE PRÁTICAS INTERVENTIVAS. NA PRIMEIRA PARTE, SERÃO ABORDADOS CONCEITOS COMO EMPATIA AFETIVA, EMPATIA COGNITIVA, ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO EMPÁTICO, SENTIMENTOS EMPÁTICOS (RAIVA EMPÁTICA, CULPA EMPÁTICA, DENTRE OUTROS) E PSICODRAMA. NA SEGUNDA, SERÃO EXPLICITADAS AS ETAPAS DA INTERVENÇÃO, SISTEMATIZADAS POR L. GALVÃO E COLABORADORES: AQUECIMENTO, DRAMATIZAÇÃO, COMPARTILHAR E COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL. POR FIM, NA TERCEIRA PARTE, SERÃO APRESENTADOS ALGUNS EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS E VALIDADAS MEDIANTE ESTUDOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS. ESPERA-SE QUE O TEXTO ELABORADO CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO, PREOCUPADOS EM COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ.