ESTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA PRINCIPAL APRESENTAR UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO USO DO JOGO DE XADREZ, ASSIM APRESENTAMOS UM CONTEXTO HISTÓRICO E A APLICAÇÃO DO JOGO NA PRATICA ESCOLAS, RESSALTAMOS QUE A METODOLOGIA ESTÁ NO AGUARDO DE CONDIÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA AINDA É FOCADO EM PRÁTICAS ATRELADAS AO LIVRO DIDÁTICO E ÀS AULAS EXPOSITIVAS, QUE APESAR DE SEREM NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NÃO SÃO SUFICIENTES PARA DESPERTAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA QUE POSSIBILITA ENTENDER A REALIDADE, DESTA FORMA, ENTENDEMOS O XADREZ COMO UM JOGO QUE PROPORCIONA A INSERÇÃO DO ALUNO NO MUNDO DAS ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO DE ESPAÇOS PARA GARANTIR A CONQUISTA DE TERRITÓRIOS, DESTA FORMA, O USO DO XADREZ NO ENSINO DE GEOGRAFIA PODE ASSEGURAR UM PRIMEIRO CONTATO POR PARTE DO ALUNO COM O CENÁRIO ESTRATÉGICO DA GEOPOLÍTICA MUNDIAL.