NESTE TRABALHO, FAZ-SE UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES SURDOS , SENDO ESTA LÍNGUA CONCEBIDA COMO L2, RELACIONANDO ESSE PROCESSO COM A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DE HOWARD GARDNER. A ESCOLHA DESTA TEMÁTICA JUSTIFICA-SE PELO ENTENDIMENTO DE QUE A ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS POSSIBILITA A VALORIZAÇÃO DAS PARTICULARIDADES DE CADA ESTUDANTE, CONFIGURANDO-SE COMO UMA PERSPECTIVA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. METODOLOGICAMENTE, OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA. QUANTO AOS OBJETIVOS, APONTA-SE: APRESENTAR ESPECIFICIDADES DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES SURDOS; DISCUTIR SOBRE OS RESULTADOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS QUE APRESENTAM CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; CARACTERIZAR AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, RELACIONANDO-AS COM A PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; IDENTIFICAR AS INTELIGÊNCIAS QUE PODEM SER EXPLORADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. VERIFICOU-SE QUE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTUDANTES SURDOS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DAS DIFERENTES INTELIGÊNCIAS, PODE APRESENTAR RESULTADOS SIGNIFICATIVOS QUANDO CONSIDERADOS OS CONTEXTOS DE USO DESSA SEGUNDA LÍNGUA E A AS ESPECIFICIDADES VISUAIS DESSES ESTUDANTES, VISANDO A CONTRIBUIR PARA SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SUJEITOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS NA SOCIEDADE.