O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA REMOTA DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO, DURANTE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS, NO TOCANTE AO ENFRENTAMENTO DO RACISMO NA ESCOLA, CONFORME PREVISTO NAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E SEUS DOCUMENTOS REGULATÓRIOS QUE TRATAM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. EM MARÇO DE 2020, A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS, NO BRASIL, PROMOVEU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS. A GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO POSSUI 20 ESCOLAS, OFERTANDO O ENSINO RELIGIOSO, CONTANDO COM 34 PROFESSORES. A FORMAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA EM TELA FOI REALIZADA COM BASE NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PRIMEIRA FASE, FOI MONTADO UM QUADRO A PARTIR DA FERRAMENTA DIGITAL PADLET, NO QUAL OS PROFESSORES RESPONDIAM UMA QUESTÃO MOTIVADORA PARA DEBATER NA FORMAÇÃO. NA SEGUNDA FASE, REALIZAMOS UMA RODA DE DIÁLOGO VIRTUAL, NA QUAL PROBLEMATIZAMOS A TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA, PROPONDO DESAFIOS E ATIVIDADES DE SUPERAÇÃO DO RACISMO, NA REALIZAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, EM FORMATO REMOTO. A ÚLTIMA FASE CONSTOU DO ACOMPANHAMENTO DAS CULMINÂNCIAS DOS TRABALHOS NAS ESCOLAS. COMO RESULTADO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, VERIFICAMOS O EMPENHO DE ESTUDANTES E PROFESSORES NO DEBATE SOBRE O RACISMO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, VALORIZANDO A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL E ENSINO REMOTO FRENTE À PANDEMIA DO CORONA VÍRUS.