ESTE ARTIGO APRESENTARÁ UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO, EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CEARÁ. CONSOANTE COM ESSA PERSPECTIVA, PARTIMOS DE UMA PARADIGMA PAUTADO NA CONEXÃO COM A VIDA, ONDE O HUMANO É VISTO COMO UM SER RELACIONAL, ECOLÓGICO E CÓSMICO. NESSE SENTIDO É QUE BUSCAMOS CONSTRUIR UM NOVO OLHAR, PINTAR COM UMA NOVA COR OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E PROPOR A EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA COMO FACILITADORA DESSAS MUDANÇAS. O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA BIOCENTRICA PARA NOVOS MODOS DE VER E VIVER A EDUCAÇÃO. DIANTE DISSO FOI POSSÍVEL APROFUNDAR A CATEGORIA AFETIVIDADE A PARTIR DA TEORIA DE WALLON, DISCUTIR A DIMENSÃO DAS EMOÇÕES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ISSO NOS LEVOU A CONSIDERAR A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E CONSIDERAR TAMBÉM O ELEMENTO DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, A APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA É UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA QUE CONTRIBUI PARA UMA ALTERAÇÃO PRAZEROSA NO ESTILO DE VIDA, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO COMO PESSOA.