.O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA A INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS CLIMÁTICOS, E, UTILIZANDO ESTAS IMAGENS COMO GATILHO (OU ELEMENTOS MOTIVADORES) PARA DESPERTAR UM RACIOCÍNIO CÔNSCIO DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA. TAL EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG), FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E OUTROS TEÓRICOS, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO-APRENDIZADO COLABORATIVO E APLICADO À REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, BUSCANDO APROXIMAR OS CONCEITOS TEÓRICOS E ABSTRATOS PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APLICADA E ALIADA À PRÁTICA DISCENTE. COMO METODOLOGIA, DUAS PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS (DGEO), DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, SUPERVISIONARAM UMA DINÂMICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM 7 (SETE) TURMAS, UTILIZANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO FOTOGRAFIAS QUE RETRATASSEM FENÔMENOS CLIMÁTICOS ESPECÍFICOS (A EXEMPLO DO DERRETIMENTO DA NEVE NO DESERTO DO SAARA). O INTUITO FOI ESTIMULAR O APRENDIZADO COLABORATIVO ENTRE OS SEUS ALUNOS, E BUSCANDO ROMPER COM A VISÃO INICIAL SOBRE O FATO QUE, PARA MUITOS ALUNOS E ATÉ PROFESSORES, O APRENDIZADO DESTES TEMAS CLIMÁTICOS, MUITAS VEZES SÃO CONSIDERADOS COMO “ABSTRATOS E COMPLEXOS” POR ALUNOS E ATÉ PROFESSORES. COMO ENCERRAMENTO DESTA PROPOSTA DIDÁTICA, HOUVE A DISCUSSÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS, CONSIDERADA COMO POSITIVA E SIGNIFICATIVA PELOS DOCENTES, FICANDO EVIDENCIADO O MAIOR ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS DIANTE DESTE TEMA.