O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PERCURSO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO AO ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, TOMANDO COMO BASE OS DIVERSOS DOCUMENTOS LEGAIS QUE GARANTEM E SALVAGUARDAM OS DIREITOS DAS PCDS. DESSA FORMA, NA BUSCA DE COMPREENDER A CONSTITUIÇÃO DAS DIFERENTES POLÍTICAS QUE VERSAM SOBRE O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, BUSCOU-SE ANALISAR ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS, DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS CONSTITUTIVAS, BEM COMO NORMATIVAS CONSTRUÍDAS AO LONGO DA HISTÓRIA, EM TORNO DA TEMÁTICA EM TELA. O OBJETIVO É PRODUZIREM-SE AS ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS POSSÍVEIS SOBRE AS QUESTÕES CENTRAIS, QUE DISCUTEM E PROBLEMATIZAM OS AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA PCD, NO ÂMBITO ESCOLAR E SOCIAL.