ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA ENVOLVENDO POSSÍVEIS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, SOB O ENFOQUE DE ALBERT BANDURA, E O DESEMPENHO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO, NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS RELACIONADAS AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO, NA PERSPECTIVA DE IDDO GAL. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 163 ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 165 DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO QUE RESPONDERAM A UMA ESCALA DE AUTOEFICÁCIA ASSOCIADA A RESOLUÇÃO DE UM CONJUNTO DE SETE ITENS COM TAREFAS ESTATÍSTICAS. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA REVELARAM QUE O TEOR DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA POSITIVAS E NEGATIVAS INFLUENCIARAM NO ÊXITO E FRACASSO DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DAS TAREFAS. A ANÁLISE DOS PROTOCOLOS ESCRITOS APONTOU LACUNAS NO CONHECIMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E HABILIDADES DE LETRAMENTO, INTERFERINDO ASSIM NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO.