A FORMAÇÃO É A CONEXÃO PROFISSIONAL PERMANENTE DE TODOS OS TEMPOS, PRINCIPALMENTE, EM PERÍODOS DESAFIADORES, E SEM DIA NEM HORA DETERMINADO PARA ACABAR; É UM PROCESSO CONTÍNUO VIVENCIADO PELAS PRÁTICAS DOCENTES. NESSA PERSPECTIVA, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA AUTORREFLEXÃO PROFISSIONAL PARA QUE O(A) PROFESSOR(A) POSSA BUSCAR A COMPREENSÃO E, CONSEQUENTEMENTE, SINTA A NECESSIDADE DE ABRIR NOVOS HORIZONTES PARA OUTRAS POSSIBILIDADES, ENTRE ELAS A DA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E PRÁTICA. ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA, O DOCENTE TEM A OPORTUNIDADE DE REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA CONSTANTE FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELA ÊNFASE NA PRÁTICA DOCENTE, O QUE POSSIBILITA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO E, POR CONSEGUINTE, DA MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. PORTANTO, OBJETIVA-SE ANALISAR SE A FORMAÇÃO CONTINUADA PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º E 2º ANO), EM ONZE ESCOLAS MUNICIPAIS, NA BUSCA DE UM ENSINO APRENDIZAGEM EFICAZ NO MUNICÍPIO. NO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM ENFOQUE NA ANÁLISE DOCUMENTAL (QUALITATIVO). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS), GESTORES(AS) E SUPORTE PEDAGÓGICO LOCAL, OBSERVADOS A PARTIR DOS RELATÓRIOS DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO. COMPREENDE QUE FOI A PARTIR DA PRÁTICA COM A FORMAÇÕES CONTINUADAS, QUE COMEÇARAM PERCEBER AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS FORMAÇÕES, CHEGA-SE AO ENTENDIMENTO COMO FOI POSITIVA A VIVÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO A LEITURA, ESCRITA E A MATEMÁTICA. A PESQUISA SE TORNA RELEVANTE PORQUE COLETOU INFORMAÇÕES E APRESENTOU SUBSÍDIO PARA APRIMORAR A AÇÃO PEDAGÓGICA, ALCANÇA RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR MEIOS PARA ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM, E ASSIM, PRESAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.