O OBJETIVO GERAL DESSA PESQUISA FOI DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMPREENDENDO COMO OS ELEMENTOS CONTIDOS NESSA RELAÇÃO AFETAM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, ESSE ESTUDO SE PROPÔS A: A) REFLETIR SOBRE A AÇÃO DOCENTE OCORRIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA SARS-COV-2; B) IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES NOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO POR MEIO DO ENSINO REMOTO; C) APRESENTAR A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA. ESSA PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E BUSCOU COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS OCORRIDAS A PARTIR DA PANDEMIA SARS-COV-2. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA POR PESQUISAS JÁ PUBLICADAS DISPONÍVEIS NO BANCO DE DADOS DA CAPES ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2021. TAMBÉM APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM 20 PROFESSORES DE 2 ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. CONCLUÍMOS QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES SE SENTIRAM DESPREPARADOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA, MAS QUE HOUVE UMA BUSCA POR NOVAS FORMAS DE ENSINAR, VISANDO PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM AGRADÁVEL E SIGNIFICATIVA PARA O ALUNO. ESPERAMOS QUE ESSA DISCUSSÃO SE EXPANDA, POIS PERCEBEMOS QUE SE, COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO OUTRORA PARECIA QUE ESTÁVAMOS NA “IDADE MÉDIA” DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, HOJE CONSEGUIMOS PERCEBER QUE ESTAMOS É NA “IDADE MÍDIA”. NÃO PODEMOS DEIXAR DE RECONHECER ISSO.