ESTE ARTIGO, CONSTRUÍDO POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE VÁRIOS AUTORES QUE DEDICARAM SUAS OBRAS PARA COM A TEMÁTICA DOS MÉTODOS ORGANIZACIONAIS, AOS QUAIS TINHAM COMO INTUITO SUPERAR DESAFIOS E OBTER BONS RESULTADOS NA PRODUÇÃO, VISA REALIZAR UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS E AS SUAS POSSÍVEIS APLICABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES. SEU PERCURSO VAI DESDE ALGUMAS TEORIAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO, ATÉ CONCEITOS MAIS CONTEMPORÂNEOS; E, EM ESPECIAL NESTE TRABALHO, APRESENTAREMOS UMA MODESTA SÍNTESE SOBRE OS DILEMAS QUE AFLIGEM AS ORGANIZAÇÕES E OS PROCEDIMENTOS QUE AS MESMAS ADOTARAM AO LONGO DA HISTÓRIA, COMO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIVERSOS PARTINDO DE VISÕES MAIS TECNICISTAS; CONCEPÇÕES QUE COMPREENDEM O UNIVERSO ORGANIZACIONAL COMO UM AMBIENTE DOTADO DE CARACTERÍSTICAS HUMANAS, SUJEITO A CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES; UMA VEZ QUE, ESTÃO IMERSOS NUMA VASTA DIVERSIDADE E CONSIDERÁVEL DINAMICIDADE. O GRANDE DESAFIO DESTE TRABALHO ESTÁ EM TRANSPOR E ANALISAR COMO OS ESTUDOS DAS ORGANIZAÇÕES, NA EXPECTATIVA EMPRESARIAL E SUAS POSSÍVEIS APLICABILIDADES NAS UNIDADES ESCOLARES PODEM RESPONDER NOSSA QUESTÃO DE PESQUISA: “COMO AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS/TÉCNICAS PODEM OFERECER CONTRIBUIÇÕES PONTUAIS PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES”? A PRINCIPAL PERSPECTIVA DE TAL ESTUDO ESTÁ NA COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE ADMINISTRATIVA EXISTENTE NAS ORGANIZAÇÕES; BEM COMO, O POTENCIAL TRANSFORMADOR QUE AS UNIDADES ESCOLARES, ENQUANTO ORGANIZAÇÕES POSSUEM. PARA TANTO, É PRECISO CAMINHAR E SUPERAR VISÕES UNILATERAIS, ASSUMINDO RESPONSABILIDADES QUE CABEM AOS PRÓPRIOS ATORES PARTICIPANTES DO AMBIENTE ESCOLAR, OS QUAIS DEVERÃO ESTAR COMPROMETIDOS EM PROMOVER O AVANÇO DA APRENDIZAGEM DOS NOSSOS EDUCANDOS.