O OBJETIVO DESTE TEXTO É PROBLEMATIZAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS EFEITOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) OFERECIDA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR, MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE RONDÔNIA-BRASIL. A PESQUISA SE INSERE NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIAS E PRÁTICAS ESCOLARES NA AMAZÔNIA. COMO INSPIRAÇÃO FILOSÓFICA E METODOLÓGICA, TOMA-SE O PENSAMENTO DE DESCONSTRUÇÃO, DE JACQUES DERRIDA, E SE EMBASA EM PESQUISADORES DO CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. SÃO ANALISADOS RESULTADOS DE PESQUISAS DOS PROFESSORES EGRESSOS DO REFERIDO PROGRAMA, CUJAS FALAS POTENCIALIZAM A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE. DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O ESTADO DE RONDÔNIA E PARA TODO O NORTE DO BRASIL, PELOS IMPACTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DE FORMA ESPECIAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.