ESTE ARTIGO ABORDA SABERES CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO E PESQUISA COLABORATIVA CEARENSE, CUJO OBJETIVO É ANALISAR COMO OS PROCESSOS FORMATIVOS CONTRIBUEM PARA A REELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACERCA DA MATEMÁTICA ESCOLAR. TOMANDO COMO OBJETO DE ESTUDO O GRUPO COLABORATIVO, FORAM ANALISADAS RESPOSTAS DE SETE PROFESSORES REFERENTES ÀS ATIVIDADES REFLEXIVAS ELABORADAS AO FINAL DE CADA ENCONTRO FORMATIVO. ATRAVÉS DESTA ANÁLISE, PERCEBEMOS NAS REFLEXÕES EXPOSTAS PELOS PROFESSORES QUE FORAM CONSTRUÍDOS SABERES SOBRE: O MODO DE ABORDAR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA; OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES; IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO EM MEIOS FORMATIVOS; A PRÓPRIA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA; CONTEÚDOS E TEORIAS ABORDADOS NOS ENCONTROS DO GRUPO. NOSSOS RESULTADOS INDICAM O POTENCIAL DO TRABALHO EM GRUPOS COLABORATIVOS, TOMANDO O COTIDIANO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COMO PALCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS FORMATIVOS.