ESSE ESTUDO TEM POR PROPOSTA A REFLEXÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR, NUMA PERSPECTIVA PREVENTIVA DO PROCESSO EDUCACIONAL. O TEMA VAI AO ENCONTRO DA ATUAL DISCUSSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE APROVOU O PROJETO LEI N°326/2019, QUE ESTABELECE A IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PSICOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO, E QUE DEVE CONSIDERAR OS FATORES INTRAESCOLARES E O CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA NA ORIENTAÇÃO DE ALUNOS, E PRIORIZA A AÇÃO PREVENTIVA DO PSICÓLOGO. A PESQUISA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE- ETEC, E EM UMA ESCOLA PRIVADA EM SÃO PAULO. AS QUEIXAS SINALIZAM DIFICULDADES DE MANTER ATENÇÃO NAS AULAS ON-LINE, APATIA POR PARTE DOS ALUNOS, ISOLAMENTO SOCIAL, DEPRESSÃO E ANSIEDADE, DIFICULDADE NA CONVIVÊNCIA HUMANA, DIFICULDADE NA COMUNICAÇÃO. O OBJETIVO É DESENVOLVER A POTENCIALIDADE DOS ALUNOS NAS DIMENSÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E SOCIAIS, CONSIDERANDO O CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL. NA COLETA DE DADOS UTILIZOU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS ON-LINE E OFICINAS PSICOEDUCATIVAS QUE USARAM ESTRATÉGIAS DE RODAS DE CONVERSA E REFLEXÕES A PARTIR DE VÍDEOS, LETRAS DE MÚSICAS, DINÂMICAS INTERATIVAS E ARTE-EDUCAÇÃO. A ANÁLISE DE DADOS UTILIZADA FOI A CATEGORIA DE ANÁLISE E O REFERENCIAL UTILIZADO FOI A ABORDAGEM HUMANISTA ROGERIANA, QUE PRIORIZA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, CONSIDERANDO O ALUNO NA TOTALIDADE. OS RESULTADOS SINALIZAM QUE A PERSPECTIVA PREVENTIVA DO PSICÓLOGO ESCOLAR POSSIBILITA QUE OS ALUNOS TENHAM DESENVOLVIMENTO SATISFATÓRIO NAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS.