ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA, PARA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA; ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO VIRTUAL. O OBJETO DE ESTUDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O TEMA ENSINO HÍBRIDO. O PÚBLICO ALVO SÃO ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO HÍBRIDO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CONCEITUAR EDUCAÇÃO HÍBRIDA; ELENCAR AS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA; CITAR AS VANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO, DIANTE DO PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO; DESTACAR DESAFIOS DISCENTES E RUPTURAS NO PROCESSO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROBLEMA DE PESQUISA ENVOLVE O PORQUÊ DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA RESISTIREM TANTO AO ENSINO HÍBRIDO. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, POR PESQUISAR EM FONTES TEÓRICAS, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, PELO FATO DE BUSCAR A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO NOVO, COLETAR INFORMAÇÕES A PARTIR DE MATERIAIS DE CARÁTER CIENTÍFICO, DE INTERPRETAR A NATUREZA SUBJETIVA DO FENÔMENO ENSINO HÍBRIDO, POR UTILIZAR COMO INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO VIRTUAL NO GOOGLE FORMS, COM QUESTÕES OBJETIVAS E CLARAS, APLICADO, EM 2021.1, A 66 ALUNOS DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM) NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ/BRASIL. O APORTE TEÓRICO UTILIZA AUTORES COMO: SABBAG (2018), MORAN (2015), BACICH E MORAN (2018), SILVA (2019), COSCARELLI E RIBEIRO (2011), LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2011), DENTRE OUTROS.