ESTE TRABALHO TEM SUA BASE NAS REFLEXÕES SOBRE OS USOS E IMPACTOS DE IMAGENS, ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O AVANÇAR DA PANDEMIA DA COVID-19 E AS MEDIDAS TOMADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, DESDE MARÇO DE 2020 ENVOLVERAM AÇÕES DE INTENSIFICAÇÃO DO USO DESSAS NOVAS FERRAMENTAS, A ADAPTAÇÃO DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS À COMUNICAÇÃO VIRTUAL, SOMADO AO FATO DE QUE AS DESIGUALDADES SOCIAIS AMPLIARAM A NOÇÃO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. ASSIM, AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NAS RELAÇÕES E OLHAR PARA COM A ESCOLA NO CONTEXTO PANDÊMICO, SOB A NARRATIVA HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA SÃO ANALISADOS DE MODO A COMPREENDER AS DESCRIÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE A REALIDADE VIVIDA E PLANTADA NA MEMÓRIA DOS SUJEITOS DO MUNDO ESCOLAR. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DÁ-SE DESTAQUE ÀS OFICINAS DE FOTOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DE UM ESPAÇO DE CONHECIMENTO EXPERIMENTAL E COLETIVO NA PLATAFORMA WIKIVERSIDADE, EM COLABORAÇÃO COM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA, PARCERIA POSSÍVEL NO DECURSO DE UM DOS PROJETOS DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, CAMPUS DE MARÍLIA.