OBJETIVO: ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É DISCUTIR A PRÁTICA DE LEVANTAMENTO DE DEMANDAS EM UMA ESCOLA PRIVADA NO ESTADO DA PARAÍBA – PB. NO RELATO EM QUESTÃO SERÁ ABORDADA A COLETA DE DADOS REALIZADA JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E AS ESPECIFICIDADES NO TRABALHO DESENVOLVIDO NESSE SEGMENTO. METODOLOGIA: PARA A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES FOI ADOTADA A PROPOSTA DA OFICINA CRIATIVA. AS OFICINAS SÃO DIVIDIDAS EM QUATRO ETAPAS: SENSIBILIZAÇÃO, EXPRESSÃO LIVRE, TRANSPOSIÇÃO DA LINGUAGEM NÃO VERBAL PARA A VERBAL E AVALIAÇÃO. RESULTADOS: O LEVANTAMENTO DE DADOS JUNTO AOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTOU COM UMA PARTICIPAÇÃO DE 127 CRIANÇAS DE SETE DAS NOVE TURMAS DO SEGMENTO, REVELANDO QUE HÁ UM MAIOR VOLUME DE ESTUDANTES COM A FAIXA ETÁRIA ENTRE 7 E 10 ANOS, SENDO ESSES 61 DO SEXO MASCULINO E 66 DO SEXO FEMININO, DEMONSTRANDO UMA MAIORIA DO SEXO FEMININO NESSA POPULAÇÃO (51,9%). A PARTIR DA OFICINA FOI POSSÍVEL CONHECER O QUE OS ALUNOS MAIS GOSTAM E O QUE MENOS GOSTAM NA ESCOLA. TAIS INFORMAÇÕES PODEM SERVIR COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE PROJETOS E INTERVENÇÕES. CONCLUSÃO: ESTE LEVANTAMENTO É, SEM DÚVIDAS APENAS O INÍCIO DO PROCESSO CONTÍNUO QUE REQUER IMPLICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CADA UM DOS ENVOLVIDOS. NESTE SENTIDO, É RELEVANTE DESTACAR QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS FORAM APONTADAS COMO ELEMENTOS QUE OS ALUNOS GOSTAM E TAMBÉM COMO ALGO QUE OS INCOMODA. CABE AQUI, AO PSICÓLOGO ESCOLAR, COMO PROFISSIONAL DA SAÚDE, USAR ESSES DADOS COMO BÚSSOLA PARA SUA ATUAÇÃO.