NOS CORREDORES DA UNIVERSIDADE, É COMUM QUE HAJA DIVERSAS DISCUSSÕES/RECLAMAÇÕES ACERCA DO CANSAÇO
FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. COMO CONSEQUÊNCIA DISSO, O INDIVÍDUO ACABA
DESENVOLVENDO SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS COMO ANSIEDADE, DORES DE CABEÇAS INTENSAS, TENSÕES
MUSCULARES, HIPERTENSÃO, DENTRE OUTROS. TAIS SINTOMAS SÃO COMUNS NA SÍNDROME DE BURNOUT. NESSE
SENTIDO, A PESQUISA AQUI RELATADA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE EXAUSTÃO
EMOCIONAL, EFICÁCIA PROFISSIONAL E DESCRENÇA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, COMPARANDO-SE CONCLUINTES E INGRESSANTES. PARTICIPARAM DA PESQUISA 69
ESTUDANTES (64 DO SEXO FEMININO E 05 DO SEXO MASCULINO), COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 18 E 56 ANOS.
PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS, UTILIZOU-SE O MASLACH BURNOUT INVENTORY - STUDENT SURVEY (MBI-SS),
CONSTITUÍDO POR 15 ITENS DIVIDIDOS EM TRÊS DIMENSÕES: EFICÁCIA PROFISSIONAL, EXAUSTÃO EMOCIONAL E
DESCRENÇA. ALÉM DISSO, APLICOU-SE UM INSTRUMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO E UM QUESTIONÁRIO
SOCIOECONÔMICO. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS VIA FORMULÁRIO
ELETRÔNICO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, APONTA-SE QUE OS ESTUDANTES CONCLUINTES TIVERAM MAIORES
ÍNDICES NA DIMENSÃO DESCRENÇA, O QUE ESTEVE RELACIONADO SIGNIFICATIVAMENTE COM MENORES ESCORES NA
AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM O CURSO. DISCUTE-SE A NECESSIDADE DE QUE TAIS DADOS POSSAM SUBSIDIAR
PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE A FIM DE EVITAR O APARECIMENTO OU
INTENSIFICAÇÃO DE SINTOMAS RELACIONADOS À SÍNDROME DE BURNOUT.