AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA TÊM SIDO TEMA DE DESTAQUE NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DADA SUA PROFUSÃO EM INICIATIVAS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. ESTUDOS EVIDENCIAM QUE A DINÂMICA DESSAS POLÍTICAS NO INTERIOR DAS ESCOLAS ATENDE À LÓGICA DOS RESULTADOS E A PADRONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE REDENÇÃO – CEARÁ. DE NATUREZA QUALITATIVA, O ESTUDO FEZ USO DA OBSERVAÇÃO DIRETA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ALÉM DA COLETA DE DOCUMENTOS E ENTREVISTAS COM OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. SÃO DISCUTIDAS AS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E AS TENSÕES OBSERVADAS A PARTIR DA MATERIALIDADE DELAS, COM DESTAQUE PARA AS ESTRATÉGIAS E AS AÇÕES MOBILIZADAS PARA ATENDER OS OBJETIVOS DAS AVALIAÇÕES. OBSERVAMOS QUE, DADA A PREVALÊNCIA DESTAS INICIATIVAS, INSTAURAM-SE PROCESSOS QUE NÃO SE ADEQUAM A DIVERSIDADE DA ESCOLA, LIMITANDO A AUTONOMIA ORGANIZACIONAL E REDIRECIONANDO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.