MUITO TEM SE DISCUTIDO ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. AVANÇOS SIGNIFICATIVOS OCORRERAM AO LONGO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS QUE MODIFICARAM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS. ESTE ARTIGO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NA BASE DE DADOS DO PORTAL SCIELO-BRASIL. O OBJETIVO É FUNDAMENTAR REFLEXÕES QUE OS AUTORES DISCUTEM EM SUAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO MÉTODO CIENTÍFICO E COLABORAR COM UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA DISCIPLINA ESCOLAR DE CIÊNCIAS. “TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA ARTICULADA AO TRATAMENTO QUANTITATIVO DOS DADOS (ANDRÉ, 2010), CONSIDERANDO OS SIGNIFICADOS, OS MOTIVOS, AS ASPIRAÇÕES, DAS CRENÇAS, DOS VALORES E DAS ATITUDES” (DESLANDES; GOMES; MINAYO, 2009). OS RESULTADOS APONTAM QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS É POUCO INVESTIGADO POR PESQUISADORES DO CAMPO. DO TOTAL DE ARTIGOS ANALISADOS, 25% APRESENTARAM PROPOSTAS DE ENSINO. AS ABORDAGENS ENCONTRADAS NESTES ARTIGOS TRATAM DE TEMAS RELACIONADOS, PRINCIPALMENTE, ÀS NOVAS METODOLOGIAS, A CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES QUANTO AO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISÕES, REPRESENTAÇÕES E CONCEPÇÕES DO MÉTODO CIENTÍFICO E TAMBÉM DA HISTÓRIA E DA NATUREZA DA CIÊNCIA, SEM APRESENTAR NA MAIORIA DELES PROPOSTAS DE AULAS. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO QUE CONTEMPLE NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS O MÉTODO CIENTÍFICO, QUE COLABORE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS E TAMBÉM COM O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES GERAIS DOS ESTUDANTES. ASSIM, PROPONHO NOVAS PESQUISAS QUE ABORDEM A TEMÁTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.