O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO AS ATIVIDADES DE LEITURA DOS TEXTOS MULTIMODAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPLORAM O ENSINO DA LEITURA MULTIMODAL DE MANEIRA QUE CONTRIBUAM PARA O LETRAMENTO MULTIMODAL. PARA ISSO, SELECIONAMOS OS TEXTOS MULTIMODAIS VERBO-VISUAIS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA ANÁLISE, OBSERVAMOS AS ATIVIDADES DE LEITURA DOS TEXTOS SELECIONADOS E ANALISAMOS COMO AS ATIVIDADES DE LEITURA CONTRIBUEM PARA DESENVOLVER AS CAPACIDADES LEITORAS ESPECÍFICAS PARA O LETRAMENTO MULTIMODAL. ESSA INVESTIGAÇÃO É CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO DE CUNHO DESCRITIVO-ANALÍTICO, ADOTANDO UMA METODOLOGIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. POR FIM, PODEMOS CONCLUIR QUE ESSA PESQUISA IRÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO, POIS INCENTIVARÁ OS PROFESSORES A EXPLORAREM OS TEXTOS MULTIMODAIS, DESENVOLVENDO HABILIDADES NA LEITURA DESSES TEXTOS PELOS ALUNOS DE MANEIRA MAIS ABRANGENTE E ENRIQUECEDORA, POSSIBILITANDO SUA INTERAÇÃO EM DIFERENTES AMBIENTES SOCIAIS AO UTILIZAREM DIFERENTES LINGUAGENS DE FORMA SIGNIFICATIVA E COERENTE.