ESTE ESTUDO TRAZ A DISCUSSÃO SOBRE OS SETES SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO DE EDGAR MORIN, ONDE APONTA QUE A EDUCAÇÃO DO FUTURO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AS NOSSAS AÇÕES NO PRESENTE E QUE TIPO DE EDUCAÇÃO QUEREMOS PARA AS NOSSAS FUTURAS GERAÇÕES. PARA O DESENVOLVIMENTO DO MESMO FOI REALIZADA A PESQUISA ENVOLVENDO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO JÁ REALIZADA POR EDGAR MORIN. TEMOS COMO INTUITO APRESENTAR ESTE ARTIGO E REFLETI-LO ACERCA DO PENSAMENTO DO AUTOR QUE VINCULA OS CONHECIMENTOS ANTIGOS COM OS VIGENTES, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DE NÃO EXCLUIR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, POIS SÃO PRIVILÉGIOS PARA NOSSO INTELECTO DESTE NOVO SÉCULO, FAZENDO-NOS PONDERAR A RESPEITO DO NOSSO PAPEL QUANTO PRECEPTOR DO CONHECIMENTO E OS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO QUE PERCORRE POR PARADIGMAS REDUZIDOS NOS DIAS DE HOJE. E ASSIM, ASSUMIR QUE A EDUCAÇÃO DO FUTURO DEVE TER COMO PRIORIDADE ENSINAR A "ÉTICA DA COMPREENSÃO PLANETÁRIA, COMO REITERA O QUARTO SABER, IMPLICA ENTENDER A ÉTICA NÃO COMO UM CONJUNTO DE PROPOSIÇÕES ABSTRATOS, MAS COMO ATITUDE DELIBERADA DE TODOS OS QUE ACREDITAM, COMO EDGAR MORIN, QUE AINDA É POSSÍVEL QUE SOCIEDADES DEMOCRÁTICOS ABERTAS SE SOLIDARIZEM, MESMO QUE O CAMINHO SEJA ÁRDUO E, POR VEZES, DESANIMADOR.