O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO A DISCUSSÃO A RESPEITO DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. TENDO EM VISTA QUE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS CONSTRUÍDOS NO COTIDIANO SÃO TIDOS COMO PRÁTICAS SOCIAIS E O LIVRO DIDÁTICO OCUPA LUGAR PRIVILEGIADO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO RECURSO DE PROMOÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. A PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE FOI DESENVOLVIDO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMULÁRIOS. A RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO APRESENTOU UM RETORNO DE 18 PROFESSORES PARTICIPANTES QUE CULMINOU EM ENTREVISTAS PRESENCIAIS REALIZADA COM DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO ANALISAR A PRÁTICA CONSTITUÍDA PELO PROFESSOR EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO, IDENTIFICAR AS RELAÇÕES QUE OS DISCENTES ESTABELECEM COM CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS COMTEMPLADOS PELO LIVRO DIDÁTICO, COMO TAMBÉM, DESCREVER E ANALISAR RELAÇÕES QUE OS PROFESSORES ESTABELECEM ENTRE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO CONSTITUÍDAS POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AMPLIAR AS LEITURAS E ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA, LEVANDO-NOS A REFLETIR SOBRE ESTA FERRAMENTA VALIOSA PARA O PROFESSOR DESENVOLVER SEU TRABALHO EM SALA DE AULA.