AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL ESTIVERAM, EM SUA MAIORIA, ATRELADAS AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES E DISTANCIADAS DE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE NAÇÃO E DE JUSTIÇA SOCIAL. SÓ MUITO RECENTEMENTE O PAÍS VIVENCIOU UMA EXPERIÊNCIA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E DO ENSINO SUPERIOR, TRAVESTIDO NA REDE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS REPERCUSSÕES DA ATUAÇÃO DO IFCE CAMPUS CRATEÚS, OU SEJA, QUAIS ASPECTOS JÁ PODEM SER OBSERVADOS A PARTIR DE SUA ATUAÇÃO. ESTE É UM ESTUDO DE CASO DO IFCE CAMPUS CRATEÚS, FOI REALIZADO ENTREVISTA COM SERVIDORES E APLICADO QUESTIONÁRIO A ESTUDANTES EGRESSOS CERTIFICADOS. O ARCABOUÇO BIBLIOGRÁFICO NECESSÁRIO À COMPREENSÃO DA EXPANSÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, DA REDE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PACHECO (2011), CASSIOLATO; GARCIA (2014), FRIGOTTO (2006). DO LEVANTAMENTO DOCUMENTAL ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO NA REGIÃO DOS SERTÕES DE CRATEÚS: OFÍCIO 45/2007, LEI 11.892/2008, RESOLUÇÃO N° 025/2013. POR FIM, COMPREENDEU-SE QUE JÁ É POSSÍVEL VERIFICAR INTERVENÇÕES POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO IMPULSIONADAS PELAS AÇÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO GERADAS PELO CAMPUS.