O PRESENTE ARTIGO, INICIA FAZENDO UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS, ENFATIZANDO ASPECTOS COMO PRINCIPAIS ENTRAVES A SUA IMPLEMENTAÇÃO. POSTERIORMENTE NA METODOLOGIA, A PESQUISA É APRESENTADA COMO QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL OBSERVAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS IFES QUE ATUAM EM CURSOS DA ÁREA DE HOSPITALIDADE ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS, SENDO OS RESULTADOS DIVIDIDOS EM CARACTERIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS; ENTENDIMENTOS/ CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS EDUCACIONAIS; E APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA. CONCLUI-SE QUE MESMO COM A PRESENÇA DE BARREIRAS QUE DIFICULTAM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DE DESCONHECIMENTO SOBRE AS MESMAS A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS UTILIZAM-NAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE E AS OBSERVAM COMO IMPORTANTE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA.