ESTE ARTIGO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. FIZEMOS UM RECORTE HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL NO INTUITO DE PERCEBER AS MUDANÇAS QUE VEM ACONTECENDO. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS FORMAS DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA MÚSICA, ENVOLVENDO O PENSAMENTO E A DIVERSÃO, COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO (RELAXAMENTO) E REFLEXÃO DE MODO A DESENVOLVER A SENSIBILIDADE MUSICAL CONJECTURANDO A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS ENTRE CRIANÇAS DANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO. O SEGUINTE TRABALHO RESPALDA-SE DE ACORDO COM A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: O USO DA MÚSICA POR MEIO DA LUDICIDADE PROPORCIONA APRENDIZAGEM? NESSE SENTIDO, UTILIZAMOS AS PESQUISAS DE ALGUNS AUTORES COMO: ANDRADE (2019); BACELAR (2009); FREIRE (1996); FERREIRA (2013); FREINET (2004); GATTI (2012); GIL (2002); MARGON (2013); OLIVEIRA (2020); SANTANA (2020); CARRIJO (2008); DIOLINDA (2014); OLIVEIRA (2011); NASCIMENTO (2015). ALÉM DISSO, NOS MUNIMOS DE ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (BRASIL, 1996), ENTRE OUTROS. SENDO ASSIM, ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE, CRIANDO CONDIÇÕES PARA QUE AS CRIANÇAS USUFRUAM DE DIREITOS A BRINCADEIRAS A PARTIR DA MÚSICA FAZ TODO SENTIDO. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE BUSCARMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. COMO METODOLOGIA NESTE ARTIGO CONTAMOS COM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ASSIM, UTILIZAMOS LIVROS, ARTIGOS, DOCUMENTOS ABORDANDO A TEMÁTICA. CONSTATOU-SE QUE A PARTIR DA MÚSICA AS CRIANÇAS SÃO POSSIBILITADAS A SE ENVOLVEREM NAS ATIVIDADES QUE SÃO PROPOSTAS EM SALA DE AULA, TORNANDO O ESPAÇO ACOLHEDOR E ACONCHEGANTE.