DIFERENTES ATORES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA DEFENDEM QUE OS PROCESSOS ESCOLARES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA SEJAM NORTEADOS PELA CONTEXTUALIZAÇÃO E PELA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. TAMBÉM TEM SIDO RECOMENDADO QUE AS PROPOSTAS CONTEMPLEM AS REALIDADES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DOS CONTEXTOS NOS QUASE OS ESTUDANTES ESTÃO INSERIDOS. COM ESSE PROPÓSITO, TEM-SE DESENVOLVIDO ALGUMAS ATIVIDADES EM UMA ESCOLA DA REGIÃO DO POLO TÊXTIL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESENVOLVER UMA ATIVIDADE DE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA DENTRO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) SOBRE EFLUENTES DAS LAVANDERIAS DE JEANS. A SD FOI APLICADA JUNTO A UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE). A SD CONSTOU DE TRÊS MOMENTOS DIDÁTICOS, TOTALIZANDO CINCO AULAS. ELA ENVOLVEU: I) A CRIAÇÃO DE UM CONTEXTO PROBLEMÁTICO, DESENVOLVIDO COM BASE EM INFORMAÇÕES E EM DISCUSSÕES SUSCITADAS NA EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE A FABRICAÇÃO DE JEANS NO POLO TÊXTIL; II) UM EXPERIMENTO, BASEADO NA TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO, SOBRE O TRATAMENTO DE UMA SOLUÇÃO DE ÍNDIGO, SIMULANDO UM EFLUENTE DE LAVANDERIA; E III) DISCUSSÕES EM TORNO DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO PELOS ESTUDANTES. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA ESTIMULOU NA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E SUAS RELAÇÕES COM ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS, EM TORNO DA TEMÁTICA ÁGUA. DE MODO MAIS ESPECÍFICO, VERIFICOU-SE QUE A PROPOSTA AUXILIOU OS ESTUDANTES A REFLETIREM E PROPOREM SOLUÇÕES PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS EM TORNO DE CORANTES PRESENTES EM EFLUENTES TÊXTEIS LANÇADOS NOS CORPOS D´ÁGUA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO.