ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA DURANTE A ETAPA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA A ELABORAÇÃO DESTE, UTILIZOU-SE O OS DOCUMENTOS LEGAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COM INTUITO DE CORROBORAR AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS E ASSIM REFLETIR SOBRE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. METODOLOGICAMENTE, FORAM UTILIZADOS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM COM O ENSINO DA MATEMÁTICA, TAIS COMO, CARVALHO (2012), ALMEIDA (2015), PONTES (2019), ENTRE OUTROS, PARA SUBSIDIAR A PESQUISA DE CAMPO NA COLETA DE DADOS DAS INFORMAÇÕES. QUANTO A TÉCNICA DE PESQUISA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM 7 PERGUNTAS SEMI ABERTAS AOS PROFESSORES DA E.M. MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS CAMPOS, SITUADA NO INTERIOR DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. DESTA FORMA, A PESQUISA TEVE A INTENCIONALIDADE DE INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES ENSINAM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SENDO ASSIM, ALÉM DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE COMPILAÇÃO DOS DADOS DO GRUPO FOCAL, A QUAL PODE OBSERVAR QUE A LUDICIDADE E OS JOGOS CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. ISTO POSTO, É INTERESSANTE QUE O PROFESSOR SEJA RESPONSÁVEL EM PREPARAR AMBIENTES E SITUAÇÕES ESTIMULADORAS DE APRENDIZAGENS, CONTEXTUALIZANDO ASSIM, AS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.