DIANTE DE CONSTANTES MUDANÇAS, A VIDA CONTEMPORÂNEA EXIGE DOS PROFISSIONAIS UM CONHECIMENTO AMPLO, NO SENTINDO DE SABER FAZER, COMPREENDER O PROCESSO, TRABALHAR EM GRUPO, ESCREVER E INTERPRETAR RELATÓRIOS, TER FÁCIL ADAPTAÇÃO A NOVAS TECNOLOGIAS, DENTRE OUTRAS. CONTUDO, ESSA NECESSIDADE NÃO É COMPLETAMENTE SUPRIDA PELO VELHO PARADIGMA DO ENSINO TRADICIONAL, AINDA EMPREGADO PELA MAIORIA DOS DOCENTES, POIS O ALUNO NÃO É ESTIMULADO A DESENVOLVER TAIS DIMENSÕES E FICA LIMITADO APENAS AO QUE É APRESENTADO PELO PROFESSOR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO VISA CONFRONTAR, ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO, CONTEXTUALIZADO À REALIDADE ENCONTRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COM A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP). ESSA É UMA METODOLOGIA ATIVA, QUE VISA A AUTONOMIA DO EDUCANDO, O QUAL É ESTIMULADO A PESQUISAR, PENSAR, QUESTIONAR, SOLUCIONAR PROBLEMAS E A TER INICIATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR DIFERENTES EXPERIÊNCIAS OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE TRABALHO EM GRUPO E ESPÍRITO DE LIDERANÇA. NÃO OBSTANTE, A FIM DE SE GARANTIR SUA EXEQUIBILIDADE, TAL METODOLOGIA DEMANDA O CONHECIMENTO DE SUAS PRÁTICAS POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ALÉM DE APOIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.