O TEXTO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/UFPB. A PESQUISA OCORREU DURANTE A VIVÊNCIA DE ATIVIDADES REALIZADAS COM O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE MATEMÁTICA, QUE É OBRIGATÓRIO NA ESTRUTURA DO CURSO E MINISTRADO NO 7º PERÍODO. PARA A REALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA A ESCRITA DE MEMORIAL NO INÍCIO E NO FINAL DAS ATIVIDADES DO COMPONENTE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI INVESTIGAR A RELAÇÃO QUE OS ALUNOS E ALUNAS TINHAM COM A MATEMÁTICA ANTES E DEPOIS DE CURSAREM ENSINO DE MATEMÁTICA. PARA TANTO, FOI SOLICITADO QUE REPRESENTASSEM SUAS PERCEPÇÕES COM RELAÇÃO A MATEMÁTICA, EM FORMA DE UM TEXTO E UM DESENHO PARA QUE SE PUDESSE TECER CONSIDERAÇÕES NO QUE SE REFERE A APRENDIZAGEM OCORRIDA. NA ANÁLISE DOS DADOS SE CONSIDEROU DOIS MEMORIAIS POR PARTICIPANTE DA PESQUISA NO SENTIDO DE COMPREENDER AS POSSÍVEIS MUDANÇAS OCORRIDAS, AO VIVENCIAREM AS ATIVIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR. A ANÁLISE DOS MEMORIAIS INDICOU QUE HOUVE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DAS ALUNAS COM RELAÇÃO A MATEMÁTICA NO QUE SE REFERE: A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS; A POSSIBILIDADE DE APRENDER E DE ENSINAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMA PRAZEROSA E INTERATIVA; A COMPREENSÃO DE QUE É POSSÍVEL PESQUISAR, ESTUDAR E PRODUZIR MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA; ALÉM DA PERCEPÇÃO QUE O PEDAGOGO E A PEDAGOGA TAMBÉM SÃO PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA.