O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO RELATAR DUAS EXPERIÊNCIAS DE GAMIFICAÇÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA, EVIDENCIANDO OS RESULTADOS OBTIDOS E DISCUTINDO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM COMPARATIVA, AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DESSA METODOLOGIA EM OUTROS CONTEXTOS ESCOLARES. OS PROJETOS FORAM FUNDAMENTADOS NA PERSPECTIVA DA GAMIFICAÇÃO ESTRUTURAL, PRINCIPALMENTE, SEGUNDO A ÓTICA DE ALVES (2015) E DE FILATRO E CAVALCANTE (2018), E TIVERAM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AÇÕES DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NOS ALUNOS NA PERSPECTIVA DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO LONGO DO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA SIGNIFICATIVA DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM E GANHOS CONSIDERÁVEIS DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. POR FIM, ESPERAMOS QUE ESSES RELATOS CONTRIBUAM PARA QUE NOVAS METODOLOGIAS, BASEADAS NAS ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO, POSSAM SER UTILIZADAS POR OUTROS PROFESSORES.