EFETIVOU-SE UM LEVANTAMENTO DE TEXTOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PERÍODO 2010-2020, INICIANDO LOGO APÓS A COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FINDANDO NO ANO POSTERIOR AO SEU 40º ANIVERSÁRIO. A PROPOSITURA DO PRESENTE ESTUDO DECORRE DOS RESULTADOS OBTIDOS EM UMA PESQUISA RELACIONADA À PRODUÇÃO ACADÊMICA VOLTADA A ESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE 2012 E 2017, CONCLUÍDA EM 2019, QUE REAFIRMOU A CONCLUSÃO DE LEVANTAMENTOS ANTERIORES SOBRE A EXISTÊNCIA DE POUCOS ESTUDOS VOLTADOS AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICULARMENTE QUANTO AO ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES. A SELEÇÃO DOS TEXTOS (DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS EM PERIÓDICOS) FOI REALIZADA PELA BUSCA DIRETA NO GOOGLE ACADÊMICO DOS TERMOS ENSINO DE (LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA) E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. FORAM LOCALIZADOS VÁRIOS TEXTOS RELACIONADOS COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES, PREDOMINANDO, NESSA LITERATURA, OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NOS ANOS FINAIS, VERIFICOU-SE BAIXA INCIDÊNCIA DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TODOS OS CONTEÚDOS ESCOLARES, SENDO MAIOR O NÚMERO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. O LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO NESSA ÁREA APONTA PARA UM CAMPO ENTREABERTO DE PESQUISA, A SER CONSIDERADA TAMBÉM A PRODUÇÃO ACADÊMICA LATENTE NA GRADUAÇÃO E NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS, EXPRESSA EM GRANDE QUANTIDADE EM EVENTOS E PERIÓDICOS INSTITUCIONAIS, LOCAIS E REGIONAIS.