ESTE ARTIGO É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE BUSCAMOS RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: “O QUE REVELA A BIBLIOGRAFIA EXISTENTE SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO DO IMPÉRIO?”. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA QUE ABORDA SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO DO IMPÉRIO, SENDO QUE PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, TENHO POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NAS OBRAS ENCONTRADAS AS ABORDAGENS QUE FORAM ADOTADAS PELA GEOGRAFIA ESCOLAR DURANTE O PERÍODO DO IMPÉRIO; ANALISAR AS TRANSFORMAÇÕES EPISTÊMICO-DIDÁTICAS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR SOFREU DURANTE O PERÍODO DO IMPÉRIO; E ANALISAR OS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS QUE ERAM ADOTADOS PELA DISCIPLINA GEOGRAFIA, DURANTE O PERÍODO PROPOSTO. JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DESVELAR COMO SE ORGANIZAVA O CONHECIMENTO ESCOLAR E QUAIS FORAM OS PROCESSOS DE CONFLITO E LUTAS QUE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA ESTAVA INSERIDA.