DESDE O INÍCIO DE MARÇO DE 2020, FOI DECLARADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS – COVID-19, TEM LEVADO AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DE TODO O MUNDO À ADOÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MINIMIZAÇÃO DO AVANÇO E DOS IMPACTOS DA DOENÇA. A PANDEMIA ACELEROU A DIGITALIZAÇÃO DOS MAIS DIVERSOS SETORES DO BRASIL E DO MUNDO. NA EDUCAÇÃO, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL FOI – E CONTINUA SENDO – A REALIDADE DE MUITOS ALUNOS, PAIS E PROFESSORES. FOI DECRETADA A SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS E SUA CONSEQUENTE SUBSTITUIÇÃO POR ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO. A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, TEM SIDO DISCUTIDA COMO SOLUÇÃO MASSIVA ENQUANTO DURAR A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA. DIANTE DESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO, OBJETIVA DISCUTIR AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE ENSINO E IDENTIDADE LEITORA NA PERSPECTIVA DA CULTURA DIGITAL DIANTE DAS RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COM O INTUITO DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LETRAMENTOS TRADICIONAIS E DIGITAIS PARA A EFETIVA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.