ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, REALIZANDO UM ITINERÁRIO DESDE A COMPREENSÃO INICIAL SOBRE O QUE É O MATERIALISMO, SEGUINDO COM A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E DE TRABALHO, ONDE TRAZ A DISCUSSÃO PRIMORDIAL DA FORMAÇÃO DA ESTRUTURA DA SOCIEDADE, QUE SE DÁ PELA PRODUÇÃO, MATERIALIDADE, FORJANDO ASSIM AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DA SOCIEDADE. BUSCANDO, NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS DA ESFERA EDUCACIONAL SOB O VIÉS DA ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA DA REALIDADE, ESTA É REFLETIDA POR UMA PRÁTICA CONCRETA, PENSADA NA MATERIALIDADE HISTÓRICA DA VIDA DOS HOMENS EM SOCIEDADE, PERMITINDO AO SUJEITO UMA ATITUDE DE REFLEXÃO CRÍTICA. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DO MÉTODO PROPOSTO POR KARL MARX E DA IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO, COM UM ENFOQUE NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO.