PENSAR EM COMO ABORDAR AS DIFERENTES TEMÁTICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS É DE SUMA RELEVÂNCIA, VISTO QUE NOS DIAS ATUAIS OBSERVA-SE AINDA UM GRANDE NÚMERO DE PROFESSORES QUE APENAS UTILIZAM MÉTODOS TRADICIONAIS EM SUAS AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TORNANDO AS DISCUSSÕES MUITAS VEZES ENFADONHAS E, CONSEQUENTEMENTE, DESESTIMULANDO OS ALUNOS. ESSE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS, A PARTIR DE TEMÁTICAS ESSENCIAIS A SEREM DEBATIDAS NO COTIDIANO DE TODOS OS CIDADÃOS E CIDADÃS, COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA E SEGURANÇA. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NO COMPONENTE CURRICULAR DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I, DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, NO ANO DE 2018, E OBJETIVOU DISCUTIR TEMÁTICAS COTIDIANAS TENDO COMO SUPORTE O USO DE PARÓDIAS. METODOLOGICAMENTE, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA E, QUANTOS AOS OBJETIVOS, TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS MOSTRAM QUE O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR EM QUESTÃO, ESTIMULOU OS ALUNOS A PENSAREM E REFLETIREM, EM CONJUNTO, A RESPEITO DAS TEMÁTICAS ABORDADAS, VISTO QUE CADA GRUPO SE REUNIU PARA CONSTRUIR AS PARÓDIAS. A APRESENTAÇÃO DESTAS, PROMOVEU O DEBATE E A INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES DURANTE OS MOMENTOS PROPOSTOS. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SE FAZ NECESSÁRIO (RE)PENSAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL QUE PERMITAM AOS FUTUROS PROFESSORES INTERAGIR COM OS DISCENTES DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, CONTEXTUALIZANDO A TEORIA, ALIANDO-A À PRÁTICA DOCENTE.