ESTE ESTUDO BUSCOU TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESSALTANDO COMO A LUDICIDADE FACILITA A APRENDIZAGEM NESSA FASE. A PESQUISA BUSCA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENFATIZANDO O BRINCAR COMO NUTRIENTE VITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA. O OBJETIVO PROPOSTO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE FORMA A PROMOVER REFLEXÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE AMPLIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA LUDICIDADE. OS RESULTADOS POSSIBILITARAM REFLEXÕES SIGNIFICATIVAS QUANTO AO USO DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NOSSAS CONSIDERAÇÕES RESSALTAM QUE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE REPRESENTAR O ALICERCE, OU SEJA, A BASE DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, ESTANDO PRESENTE EM TODAS AS FASES DA INFÂNCIA.