EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19, AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS REALIZADAS NO ÂMBITO PRESENCIAL PRECISARAM SER RESSIGNIFICADAS PARA OCORRER NO MODELO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, VÁRIOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTAM-SE AOS EDUCADORES E ÀS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA INSERIR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO EM TELA OBJETIVA DISCUTIR AS LIMITAÇÕES E AS POSSIBILIDADES PROVENIENTES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DE ENSINO ON-LINE VIVENCIADA EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA; EXPLORATÓRIA, QUANTO AOS OBJETIVOS É QUALITATIVA NO QUE SE REFERE À ABORDAGEM DO OBJETO E A ANÁLISE DOS DADOS. COMO RESULTADOS EVIDENCIAMOS A NECESSIDADE DO DOCENTE IDENTIFICAR O CONTEXTO DE ENSINO, AS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES E OS RECURSOS QUE ELES DISPÕEM PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES; A RELEVÂNCIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES SE APROPRIAREM DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; E DA ADOÇÃO, PELO DOCENTE, DE UM PROCESSO AVALIATIVO PAUTADO EM RECURSOS DIVERSIFICADOS QUE PERMITAM-NO REORGANIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA FAVORECER O APRENDIZADO. DESTACAMOS AINDA A NECESSIDADE DO TRABALHO EDUCATIVO SER COMPARTILHADO POR PAIS E EDUCADORES, COM VISTA A FAVORECER QUE OS ESTUDANTES PARTICIPEM E APRENDAM A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS NESSE FORMATO DE ENSINO.