ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DOS SURDOS E VISUALIZAR DE QUE MANEIRA ELAS SE APRESENTAM COMO DISPOSITIVO AO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA DOS SURDOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. O INTERESSE EM PESQUISAR A TEMÁTICA SURGIU DA NECESSIDADE DE CONHECERMOS AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS QUE PERPASSA PELA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. A PESQUISA SEGUE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. SENDO QUE OS PRINCIPAIS ACHADOS DESTA INVESTIGAÇÃO DEMOSTRAM QUE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A EDUCAÇÃO DOS SURDOS VÊM APRESENTANDO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM PROL DE UMA INCLUSÃO COM QUALIDADE E QUE COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DO SURDO. CONTUDO, PARA QUE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS SEJAM EFETIVADAS URGE A NECESSIDADE DA DISSEMINAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, ALÉM DE RECONHECER O SISTEMA LINGUÍSTICO VISUAL-MOTOR, COMO O PROPULSOR DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DOS SURDOS.