TEMOS VIVIDO UM GRANDE FENÔMENO DE TRANSFORMAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO FRENTE ÀS EMERGENTES TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). TAIS MUDANÇAS ALTERAM NOSSOS HÁBITOS, NOSSOS COMPORTAMENTOS E, CONSEQUENTEMENTE, ALTERANDO AS FORMAS DE APRENDER E DE ENSINAR. AS NOVAS TECNOLOGIAS REQUEREM DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERENCIA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD), ONDE SE REQUISITA UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA QUE POSSA DESEMPENHAR SUAS FUNÇÕES NESSES ESPAÇOS. PERCEBE-SE NOVAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO CENTRADAS NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS QUAIS O PROFESSOR É UM MEDIADOR. NESSE CONTEXTO, ESSE TRABALHO BUSCOU CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, PARA ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS E AS MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES QUE OCORREM NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. ASSIM, PARTIMOS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE, PARA REFLETIR ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA ANALISAR O FENÔMENO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.