O ESTUDO ANALISA A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES COMPUTACIONAIS EM DISSERTAÇÕES E ARTIGOS. DESCREVE COMO OCORREU A INSERÇÃO DO SIMULADOR EM SUAS PRÁTICAS, QUAIS ELOS FORAM FEITOS AOS OBJETOS DO CONHECIMENTO FÍSICO E MATEMÁTICO E QUAIS OS RESULTADOS OBTIDOS COM O OBJETIVO DE AVALIAR EM QUAL MOMENTO DA AULA DE FÍSICA E MATEMÁTICA OS SIMULADORES SE ADEQUAM FAVORAVELMENTE A APRENDIZAGEM. AS PESQUISAS FORAM ANALISADAS SEGUINDO OS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS POR DELIZOICOV. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM DISSERTAÇÕES E ARTIGOS. TAIS PESQUISAS CONTRIBUÍRAM PARA VERIFICARMOS COMO OS AUTORES APLICARAM O SIMULADOR EM SEUS EXPERIMENTOS PRÁTICOS. ALGUNS AUTORES CONCLUÍRAM QUE O USO DO SIMULADOR, INDEPENDENTE DO MOMENTO DA AULA, CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM DE FORMA IGUALITÁRIA. ENTRETANTO, PARA OUTROS AUTORES A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR EM AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA, DEVE ESTAR SEMPRE PRESENTE, E SE ADEQUA FAVORAVELMENTE QUANDO O USO OCORRE DE MANEIRA CONCOMITANTE AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS E DE FORMA CONTEXTUALIZADA, SEQUENCIAL E PLANEJADA.